sábado, 22 de setembro de 2012

Teatro Municipal em Cotia, JÁ!!!


Política de cultura não é política de espetáculo. Cultura não é só show pro povão e rodeio uma vez por ano. Cultura não é só aplausos, celebridades, gente famosa e tapetes vermelhos.

Infelizmente é isso que vemos aqui em Cotia. A prefeitura do Carlão, amparada por todos os níveis do poder público, não fez nenhuma política de cultura digna para a nossa cidade.

Entretenimento pro povão virou sinônimo de alienação. Pão e circo, pode crê? Não é isso que nós queremos.

Por isso lutamos pela cultura popular, do povo e para o povo. Nós nos contrapomos radicalmente à cultura do consumismo e à mercantilização das relações humanas.

Para isso, uma das grandes propostas de nosso projeto é lutar - junto dos artistas, da juventude e dos movimentos sociais - pela criação de um TEATRO MUNICIPAL em Cotia. Um teatro que não seja apenas um espaço de apresentação de artistas consagrados, mas também um espaço que esteja aberto para dar lugar à cultura popular de nossa cidade, produzida pelas mãos de seus próprios cidadãos.

Há muitos músicos e artistas de qualidade dos mais variados tipos em Cotia. Você não acha injusto que eles não tenham um lugar digno pra se apresentar para toda a população? Nós achamos que é errado desperdiçar tanto talento que temos entre nós. 

Política de cultura NÃO É FAVOR pra ninguém.
Política de cultura É OBRIGAÇÃO.
TEATRO MUNICIPAL É DIREITO DA POPULAÇÃO.


Um comentário:

  1. Acho interessante que você tenha ressaltado, Wesllen, que a cidade ganhar um teatro municipal não é o objetivo final. É, antes de tudo, a pedra fundamental de um projeto muito maior, que começa na raiz da vida social e da cultura popular, e mostra o verdadeiro valor que a comunidade tem enquanto (re)produtora de arte e de cultura.

    Essa mudança de modelo de cultura, infelizmente, é muito imatura no Brasil, mesmo em cidades que, em tese, deveriam estar na vanguarda. Enquanto a Lei de Incentivo à Cultura desvia milhões de reais em impostos não arrecadados para financiar grandes espetáculos, na capital o sr. Prefeito manda prender e recolher os materiais de artistas de rua alegando que eles privatizam (SIC) o espaço público. É esse o modelo atual elitista e mercadológico que deve ser combatido.

    Para isso, o teatro municipal tem que ser antes um espaço de aprendizado, de troca de ideias e de oportunidade para toda a classe artística, e não apenas um mega palco para mega espetáculos onde os chefes de governo levam visitas "ilustres" para exibir a "grandiosidade" da cidade. O teatro também deve ser a sede de um sistema cultural que envolva toda a cidade, e não o sistema em si. Ele pode, e deve, existir, mas deve ser amparado por uma série de centros culturais espalhados pela cidade que trabalhem em conjunto, tanto entre eles, quanto com o poder público e com a população.

    ResponderExcluir