Manifesto


É hora de mudar!
Cotia para os jovens e para os trabalhadores


A nossa caminhada não é de agora. Já se vão alguns anos que temos lutado por uma sociedade mais justa e igualitária e por um mundo onde a dignidade humana esteja sempre em primeiro lugar. Nesse tempo todo, temos buscado lutar pelos interesses dos mais pobres e da juventude, sempre dando os braços aos movimentos sociais e à classe trabalhadora.


A nossa caminhada não é de agora, e temos andado muito pelas quebradas de Cotia. Por isso podemos dizer: Cotia não está bem!


Os jovens estão cada vez menos interessados por política. E quando falamos “política”, não estamos falando daquela política que é praticada por corruptos e oportunistas dos mais variados tipos. Estamos falando da política da comunidade, dos problemas da nossa rua e do nosso bairro, da luta pelos nossos direitos. Essa política está esquecida.


O cidadão, ao se deparar com um problema em sua comunidade, logo pensa: “isso não é comigo”. Mas, agindo dessa forma, ele só está legitimando o poder daqueles que oprimem o povo. Os políticos que estão lá, fechados em seus gabinetes e só enchendo o bolso com dinheiro público, querem exatamente isso. Querem que o povo feche os olhos para sua própria realidade e para os seus problemas coletivos.


Nós não pensamos assim!
No nosso ponto de vista, todos nós somos políticos. Todos nós temos a ver com os rumos da nossa cidade, do nosso estado e do nosso país. As mudanças reais em benefício do povo só acontecem quando as pessoas tomam consciência de seu papel de transformação na sociedade. As injustiças só são derrotadas quando a população se movimenta empunhando uma bandeira de luta em comum. E a nossa bandeira sempre será: lutar por um mundo digno, sem pobreza e sem injustiças.


E foi empunhando essa bandeira que pudemos observar que Cotia não está bem.


A saúde anda muito mal das pernas. Recentemente a prefeitura fez algumas reformas em UBS's da cidade. Mas isso é uma esmola eleitoreira e completamente insuficiente pras demandas reais de nossa cidade. Os hospitais públicos estão lotados, e quem depende do SUS passa um sufoco enorme apenas para marcar uma consulta simples. Há um sucateamento da saúde em nosso município, e isso é uma coisa que todos percebem. As UBS's que ficam longe do centro, além de não darem conta de todas as necessidades, não funcionam 24h e isso é um problema muito grande. Do jeito que está, não pode mais ficar. Queremos saúde de verdade para toda a população!


Há poucas e ineficazes políticas públicas de cultura e de incentivo às artes e ao lazer. Temos um enorme orçamento destinado à cultura, mas ele não é bem aproveitado e mal sabemos para onde vai parar a maior parte desses recursos. Não temos sequer um teatro municipal em Cotia! A falta de espaços culturais e de lazer afeta principalmente os jovens. Igualmente, os artistas da nossa cidade também não são nada valorizados. Temos aqui vários artistas de qualidade que são obrigados a sobreviver a duras penas sem serem lembrados pelo poder público. Há também poucos espaços para a prática esportiva, e todas as propagandas do governo sobre esse tema são mentirosas e hipócritas.


E a educação? Bem. Dessa aí nem precisamos falar, porque esse é um problema nacional e conhecido de todos. Pra começar: os professores não são nada valorizados. Ser professor, hoje em dia, é praticamente trabalhar de graça, e isso não dá mais pra continuar. A infra-estrutura das escolas é algo que deixa muito a desejar. Falta também uma integração maior entre as escolas e as comunidades onde elas estão inseridas, e é incrível como esse potencial poderia ser bem aproveitado em benefício da população. A escola deve ser também um espaço de lazer, esporte e cultura para a comunidade! Nesse sentido, seria papel do poder público utilizar adequadamente os recursos federais provenientes do FUNDEB. Mas a aplicação dessa verba parece não estar sendo feita da forma correta, e isso ainda é muito pouco fiscalizado.


Sabemos: os nossos problemas são muitos. E só conseguiremos resolvê-los com muita  mobilização popular. Nós, o povo, devemos participar da política sem medo de dar as caras. Nossos debates devem servir como verdadeiras tribunas livres de discussão sobre os nossos problemas mais cotidianos, de forma que esse é o nosso direito. Os velhos políticos de sempre “ouvem” (ou melhor:  apenas fingem que ouvem) a população como se estivessem fazendo um favor. Isso está errado. O povo tem DIREITO não só de ser ouvido como também de PARTICIPAR ativamente da vida política de seu bairro e de seu município.


Esse é o nosso principal ideal: participação popular nos bairros, nas associações, nos movimentos sociais e na câmara dos vereadores. A nossa candidatura está aqui para defender um mandato com participação popular e a permanente luta pelos interesses dos jovens e dos trabalhadores, sempre tendo em vista a transformação social. E quando falamos “nossa candidatura”, é porque o candidato não é só o Wesllen. Somos todos nós! Somos todos nós jovens, mulheres e homens, trabalhadores que, como dizia um velho lutador do povo, “tremem de indignação perante as injustiças do mundo”.


Vamos acordar Cotia!
É hora de mudar!

Nenhum comentário:

Postar um comentário